segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Vigilância em Saúde: conferência regional defende manutenção do financiamento exclusivo e SUS 100% gratuito

O Sintrasef participou nesta quinta-feira (10/8) da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde da Região Metropolitana I do Rio de Janeiro. A conferência foi realizada na Casa de Cultura de Belford Roxo e contou com representantes dos 11 municípios que formam a Região Metropolitana I: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
No encontro, profissionais de Saúde, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores dos municípios discutiram o tema “Fortalecimento dos Programas e Ações de Vigilância em Saúde” e propostas para as conferências estadual, em setembro, e nacional, em novembro.
Para Luis Carlos Neto, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itaguaí e diretor do Sintrasef, uma das principais propostas a ser levada é “a questão do financiamento da Vigilância em Saúde, porque sem financiamento nada funciona”. Ele explica que “hoje o financiamento vai para o caixa da Vigilância em Saúde, mas o governo está mudando esse financiamento. Ele não deixará dinheiro para a Vigilância em Saúde, colocará dentro do fundo municipal de Saúde. Ora, se com o fundo próprio já é difícil a Vigilância ter recursos, com um fundo conjunto muitos vão mexer e acabar com o dinheiro da Vigilância”.
Outra proposta a ser levada para as conferências estadual e nacional é a necessidade da defesa de um SUS inteiramente gratuito para a população, já que o governo golpista tenta privatizar atendimentos e terceirizar serviços, substituindo servidores de carreira e compromisso com a saúde pública por profissionais temporários ligados a empresas privadas.
Para essa defesa ser mais forte, Luis Carlos pede que a participação de servidores da base do Sintrasef seja cada vez maior, principalmente nas conferências municipais de saúde, que elegem os conselheiros municipais. “Se a base do Sintrasef participar de todas as conferências, podemos ter conselheiros em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro”, afirma ele.

José Augusto, também diretor do Sintrasef na conferência, lembra que o primeiro passo para se construir essa força é o servidor se filiar. “Tem que estar filiado porque nós, servidores, somos o controle social através dos sindicatos e conselhos. Sem sindicato não se chega a lugar nenhum”, diz ele.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

Canal do Youtube Sintrasef