quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Morre ex-primeira dama Marisa Letícia


A ex-primeira dama Marisa Letícia tem morte cerebral na manhã desta quinta-feira (2/2)

A esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia Lula da Silva, teve morte cerebral em decorrência de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo hemorrágico, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (2/2).

A família do ex-presidente anunciou a doação de órgãos pela página oficial de Lula no Facebook. "A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos”, diz a mensagem.

Durante um encontro com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, na segunda-feira (30/1), Lula desabafou “A pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou. Mas isso não vai fazer eu ficar chorando pelos cantos. Vai ficar apenas batendo na minha cabeça, como mais uma razão para que a luta continue”, disse.

Trajetória

Marisa nasceu em 7 de abril de 1950 em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. Conheceu Lula em 1973 no Sindicato dos Metalúrgicos. Em 1980, Marisa liderou uma passeata de mulheres em protesto contra a criminalização dos sindicalistas. Participou de um curso de Introdução à Política Brasileira e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Em 1º de janeiro de 2003, tornou-se primeira-dama do Brasil. Dona Marisa era mãe de quatro filhos, Marcos Cláudio, do primeiro casamento, e Fábio Luís, Sandro Luís e Luís Cláudio, com Lula, e avó de dois netos.

Solidariedade

Nas redes sociais, entre outros, a presidenta Dilma Rousseff e o deputado federal Jean Wyllys manifestaram apoio, gratidão e solidariedade à ex-primeira dama. “Hoje é um dia triste para todos nós, que conhecemos e admiramos Dona Marisa Letícia. Sabemos do amor e da força que sempre emprestou ao presidente Lula. Uma mulher de fibra, batalhadora, que conquistou espaço e teve importante papel político. Dona Marisa foi o esteio de sua família, a base para que Lula pudesse se dedicar de corpo e alma à luta pela construção de um outro Brasil, mais justo, mais solidário e menos desigual, desde as primeiras reuniões sindicais na Vila Euclides, passando pela fundação do PT e da CUT, até a chegada à Presidência da República. Nos últimos meses, ela e o presidente Lula foram vítimas de perseguições e experimentaram na pele grandes injustiças. Imagino que a dor de Lula agora é insuportável. Mas tenho certeza de que ele saberá superar este momento difícil, recebendo de todos nós, seus companheiros e admiradores, e do povo brasileiro, muitas preces e orações, repletas de carinho e solidariedade. Estamos juntos, presidente Lula, agora e sempre”, afirmou Dilma Rousseff em nota.

Jean Wyllys resaltou que além da tristeza do ocorrido, sente pelas manifestações de ódio, rancor e celebração pela morte da esposa de Lula. “Eu estou muito triste não só pelo falecimento dessa grande mulher, mas também pelas manifestações de ódio, rancor e falta de empatia (e eu diria até de humanidade, mas, infelizmente, a humanidade é desumana, como cantava Renato Russo) que vi nos últimos dias nas redes sociais. Gente que, motivada por um ódio político cego que beira a psicopatia, manifestava sua alegria pela dor de Lula, pelo grave estado de saúde de sua companheira. Esse tipo de gente merece meu desprezo. Fico triste, também, pela forma sensacionalista e odiosa com que a família do ex-presidente foi tratada nos últimos tempos por parte da mídia, que usou de forma vergonhosa factoides como o caso do “pedalinho”. Os últimos tempos da vida de Dona Marisa foram difíceis também por isso. Que descanse em paz e que a história a coloque no seu merecido lugar, quando tempos melhores chegarem, com menos ódio e mais amor pelo próximo, como ela sempre teve.”
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

Canal do Youtube Sintrasef

Arquivo do blog