quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Oito de março: greve mundial das mulheres contra o feminicídio, a exploração no trabalho e a desumanização

Centrais sindicais, coletivos feministas, movimentos de mulheres, estudantes, ativistas e intelectuais feministas convocam uma greve geral internacional das mulheres para o dia 8 de março. O movimento já ganhou reconhecimento mundial, e mulheres de diversos países estão realizando assembleias e se preparando para a greve. Através do site parodemujeres.com é possível acompanhar a organização de mulheres em mais de 30 países.

A greve no final do ano passado contra o feminicídio na Argentina deu base para esse ato que une países contra violências, retrocessos e a exploração econômica da mulher, que ganha em média quase 30% menos que os homens pelas mesmas tarefas. No Brasil, o tema terá como foco a Reforma da Previdência, que entre as mudanças, iguala o tempo de contribuição da aposentadoria das mulheres com a dos homens.

“O 8 de março unificado vem dos movimentos nacionais, especialmente da Marcha das Margaridas, a partir da resistência à reforma da Previdência. Nos posicionamos contra a cultura do estupro e o feminicídio. O desmonte dos direitos públicos e a crise do capital para nós tem todas as conexões possíveis com essas violências”, afirmou a ativista Jolúzia Batista, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea).

No site parodemujeres.com é possível saber as diversas formas de participar do protesto:
  • Greve total, parar no trabalho e nas tarefas domésticas e sociais.
  • Greve em tempo parcial, parando o trabalho por algumas horas.
  • Caso não seja possível parar no seu trabalho, usar elementos que simbolize a causa, como vestir roupa preta e protestar nas redes sociais.
  • Boicote à empresas que usam o sexismo em suas propagandas. 
  • Boicotar lugares misóginos.
  • Bloquear caminhos e ruas.
  • Demonstrações públicas. Marchas, piquetes e escracho.

Mulheres em luta por uma sociedade anticapitalista, antirracista e antissexista.  
Share:

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

Canal do Youtube Sintrasef

Arquivo do blog