quarta-feira, 14 de junho de 2017

Mobilizações dia 20 preparam a greve geral do dia 30 de junho

Dia 20 de junho será a próxima grande mobilização organizada pelos sindicatos e centrais sindicais, o “Dia Nacional de Mobilização contra as reformas da Previdência e Trabalhista”. A data será um esquenta rumo à greve geral do dia 30 contra os projetos de reforma que atacam os direitos da classe trabalhadora. Estão previstas panfletagens e atos públicos em todo o país para divulgar a greve geral. A ideia é dialogar com a população e denunciar o governo ilegítimo (veja calendário no Rio no final da matéria).
De acordo com o secretário-geral nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, o clima nas bases é de transformar junho em um mês de resistência. “Faremos assembleias nas portas de fábrica e participaremos do ato unificado no dia 20, o nosso ‘esquenta’, porque percebemos que o sistema político está tentando operar com ou sem Temer e, por isso, temos de fazer luta pelo Fora Temer, contra as reformas e por Diretas Já que nos permitirão não só resistirmos às reformas, mas também colocarmos o Brasil nos trilhos", disse.

Reforma Trabalhista no Senado

Em nova etapa do golpe, a proposta de reforma trabalhista já foi aprovada na Câmara dos Deputados e na Comissão de Assuntos Econômicos. Agora o projeto que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) está em trâmite no Senado e no dia 21 será lido o parecer sobre a constitucionalidade da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), última etapa antes de ir ao plenário.
De acordo com o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), a matéria ficará pronta para ser votada no plenário no dia 28 de junho. “A reforma trabalhista então ficará pronta para ser votada no plenário no dia 28/6, portanto, com previsão de aprovação até o final do mês”, afirmou Jucá em mensagem publicada em sua conta no Twitter.
A oposição acredita que a cada semana mais que o projeto fica em debate significa mais tempo para que o assunto seja discutido, o que permitirá que a população faça mais pressão no sentido contrário à reforma. “Esse período que teremos de, no mínimo, mais uma semana para ler e mais uma semana para votar, vai permitir que nós façamos mais audiências públicas. Não apenas aqui na Comissão de Assuntos Sociais, mas em outras como a de Direitos Humanos”, afirmou  o senador Paulo Paim (PT-RS).

Plano Popular de Emergência

Foi lançado na segunda-feira (12/6), no Rio, o Plano Popular de Emergência. O objetivo é apresentar propostas para tirar o Brasil da crise e construir uma alternativa programática. O ponto de partida do plano é a saída de Michel Temer da presidência da república e a realização de eleições diretas para derrotar as forças golpistas.
Veja abaixo os dez eixos do Plano Popular de Emergência:
(I)                - Democratização do Estado;
(II)             – Política de desenvolvimento, emprego e renda;
(III)           - Reforma Agrária e agricultura familiar;
(IV)          – Reforma tributária;
(V)             – Direitos sociais e trabalhistas;
(VI)          – Direito à saúde, educação, cultura e moradia;
(VII)        – Segurança pública;
(VIII)     – Direitos Humanos e cidadania;
(IX)           – Defesa do meio ambiente;
(X)             – Política Externa Soberana

Calendário de mobilização rumo à greve geral do dia 30
19/06 - Lançamento da Frente Ampla pelas Diretas e Direitos. 
Na Sede da OAB-RJ (Rua Marechal Câmara, 150 – Centro), às 18h30.
20/06 - Dia Nacional de Mobilização pela Greve Geral.
22/06 - Ato pelas Diretas e Direitos em Niterói.
25/06 - Ato pelas Diretas e Direitos na Zona Oeste.

30/06 - GREVE GERAL
Share:

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

Canal do Youtube Sintrasef

Arquivo do blog